Formato: 16x23
ISBN: 9788536310534
Ano: 2008
N. de páginas: 288
A alfabetização – capacidade de produzir e interpretar textos escritos – há muito é considerada a base de todas as realizações escolares; uma medida de sucesso que define uma pessoa “educada” e uma pessoa educável. Neste livro, uma equipe de especialistas levanta questões centrais à aquisição da alfabetização. Por que crianças com experiências semelhantes na sala de aula apresentam níveis diferentes de desempenho educacional? E por que persistem essas diferenças em alfabetização e, conseqüentemente, em empregabilidade?
1. A construção social da alfabetização
2. Alfabetização e escolarização: uma equação imutável?
3. A sociolingüílistica interacional no estudo da escolarização
4. A experiência lingüística das crianças em casa e na escola
5. Apresentações narrativas: uma preparação oral para a alfabetização com alunos da primeira série
6. Instrução diferencial em grupos de leitura
7. Limitações organizacionais e mabilidade entre grupos de leitura
8. Desenvolvendo a alfabetização matemática em uma sala de aula bilíngüe
9. Estratégias da linguagem falada e aquisição da leitura
10. Falando e escrevendo: estratégias discursivas e a aquisição da alfabetização
11. Os gêneros discursivos implícitos dos testes padronizados: o que as questões de analogia verbal exigem dos sujeitos dos testes