|
OLHARES E INTERFACES: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A AVALIAÇÃO | |||||||
Editora: CORTEZ EDITORA
Autor: Maria Teresa Esteban e Almerindo Janela Afonso (Orgs.) Código:
16236
Sinopse Pensar criticamente a avaliação educacional, partindo de olhares e interfaces distintos, é, antes de mais, um exercício de cidadania e uma atitude de não alheamento face a uma problemática cada vez mais central e decisiva na sociedade e educação contemporâneas. Introdução – Avaliação: reconfigurações e sentidos na construção de um campo, Maria Teresa Esteban e Almerindo Janela Afonso; 1: Acerca da articulação de perspectivas e da construção teórica em avaliação educacional, Domingos Fernandes; 2: Diferença, aprendizagens e avaliação: perspectiva pós-colonial e escolarização, Maria Tereza Esteban; 3: Relações de aprendizagem (e ensino) na escola de Ensino Fundamental: (in)temporalidades da participação na avaliação pedagógica, Carmen Sanches Sampaio; 4: Saberes e práticas cotidianos: pode a formação de professores dispensar a avaliação?, Carlos Eduardo Ferraço; 5: Notas, pautas e vozes na escola: exames, rankings e regulação da educação, Fátima Antunes e Virgínio Sá; 6: Um olhar sociológico em torno da accountability em educação, Almerindo Janela Afonso. |
Alternativa Cyber Livraria | 2009 - Todos os direitos reservados | by IdeiaON