Código: 8573076038
Formato: 21x28
ISBN: 9788573076035
Ano: 2000
N. de páginas: 236
O objetivo destes livros é divulgar os processos fundamentais da construção da leitura e da escrita, mostrando as bases de uma proposta construtivista de ensino.
Parte I: O QUE AS CRIANÇAS SABEM
Capítulo 1: IDÉIAS INFANTIS SOBRE A ESCRITA
Capítulo 2: IDÉIAS INFANTIS SOBRE A LEITURA
Capítulo 3: MAIS IDÉIAS DAS CRIANÇAS SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA: OS TEXTOS
Parte II: ENSINAR A ESCREVER E A LER (bases psicopedagógicas)
Capítulo 4: A TAREFA DA ESCOLA: ENSINAR A LINGUAGEM ESCRITA
Capítulo 5: AS IDÉIAS DA ESCOLA SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA
Capítulo 6: POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA LINGUAGEM ESCRITA
Capítulo 7: EDUCAR NA DIVERSIDADE
Capítulo 8: MOTIVAÇÃO: ESCREVER E LER TEM SENTIDO
Capítulo 9: INTERAÇÃO: O TRABALHO COOPERATIVO
Capítulo 10: A TAREFA DO PROFESSOR: ENSINAR A ESCREVER E A LER
Parte III: CONTEÚDOS CURRICULARES E SEQÜENCIAÇÃO
Capítulo 11: ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES
Capítulo 12: CRITÉRIOS PARA A SEQÜENCIAÇÃO
Parte IV: ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
Capítulo 13: RELAÇÕES ENTRE A LINGUAGEM ORAL E A LINGUAGEM ESCRITA
Capítulo 14: O SISTEMA ALFABÉTICO
Capítulo 15: A ESCRITA COMO PRODUÇÃO DE TEXTOS
Capítulo 16: A LEITURA COMO INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS
Capítulo 17: OS TEXTOS COMO UNIDADE BÁSICA DA LINGUAGEM ESCRITA
Capítulo 18: ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA LÍNGUA
Capítulo 19: SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO-VERBAL
Parte V: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO
Capítulo 20: AVALIAÇÃO INICIAL DOS NÍVEIS DE CONSTRUÇÃO DO SISTEMA ALFABÉTICO
Capítulo 21: AVALIAÇÃO CONTÍNUA DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Capítulo 22: A AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO
|