Código: 8573073098
Formato: 16x23
ISBN: 8573073098
Ano: 1998
N. fracassos na aprendizagem da leitura e da escrita são o ponto de partida para esta investigação, que busca superá-los através de novas atitudes pedagógicas, baseadas nas concepções piagetianas e freqüentemente respaldadas nas investigações psicolingüísticas.
1. Primeiro dia, último dia
2. O contexto da experiência: sua história, seus fundamentos
A história
Os fundamentos
a) A concepção da aprendizagem e os princípios que orientaram a experiência
A criança: construtora do seu próprio conhecimento
A cooperação: um fator fundamental para o avanço do conhecimento
O objeto do conhecimento: a linguagem escrita e a sua função social
b) As contribuições dos estudos psicolingüísticos sobre a leitura
Retornando à história
3. A experiência em andamento
4. As atividades pedagógicas
Algumas considerações gerais
Atividades específicas
Correção coletiva de escritos individuais
A redação coletiva
Discussão e elaboração de entrevistas
A novela
Reflexões sobre a cópia
Maneira de chamar a atenção
5. Aspectos abordados
Sobre a ortografia
Sobre o uso dos sinais de pontuação
Sobre a redação
Sobre a compreensão do significado
6. Evolução dos casos
7. Resultados
8. Observações finais
Anexos
Bibliografia
de páginas: 172