O livro contribui para o desenvolvimento de um saber básico sobre modos de conhecimento do mundo, pelas crianças, por meio das construções comunicacionais estéticas delas.
Coletânea resultado de pesquisa acerca das influências estrangeiras na mudança do ensino modernista da arte para o seu ensino contemporâneo.
Pensar criticamente a avaliação educacional, partindo de olhares e interfaces distintos, é, antes de mais, um exercício de cidadania e uma atitude de não alheamento face a uma problemática cada vez mais central e decisiva na sociedade e educação contemporâneas.
A avaliação da aprendizagem vem se constituindo um sério problema educacional desde há muito tempo. A partir de década de 60, no entanto, ganhou ênfase em função do avanço da reflexão crítica que aponta os enormes estragos da prática classificatória e excludente: os elevadíssimos índices de reprovação e evasão escolar, aliados a um baixíssimo nível de qualidade da educação escolar tanto em termos de apropriação do conhecimento quanto de formação de uma cidadania ativa e crítica.
Este livro é um importante marco do empreendimento coletivo que vem criando um modelo formativo flexível e democrático de avaliação.
Os parques infantis de Mário de Andrade trazem uma grande contribuição para a formação dos professores e profissionais de educação infantil, principalmente para os da pré-escola.
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